Coluna Zadir Marques Porto
Para quem gosta de esportes, em especial o futebol, um tesouro dificilmente encontrado nos dias atuais, quando tudo se volta para o online e o papel, ou tudo que é impresso, vai ficando para trás como ‘trastes velhos’. São mais de dois mil exemplares de revistas especializadas em esportes, ameaçadas de um fim nada digno: no lixo ou, com mais sorte, vendidas a peso como papel velho e inservível.
Revista do Esporte, Manchete Esportiva, Esporte Ilustrado, Gazeta Esportiva e Placar, algumas delas com coleção completa - do primeiro ao ultimo numero -, em perfeito estado, acondicionadas e guardadas pelo empresário, radialista e desportista, Ivanito Rocha que já foi presidente do Bahia de Feira e da Liga Feirense de Desportos (LFD). As coleções foram deixadas por seu falecido irmão, o engenheiro Ivan Rocha, como ele um apaixonado pelo futebol.
A partir dos 8 anos de idade, na época morando na cidade de Mairi, Ivan Rocha passou a colecionar revistas especializadas em esportes e paginas de jornais sobre o mesmo assunto. Como na cidade não havia quem vendesse esses impressos o motorista de um ônibus intermunicipal levava as revistas para Ivan, relata Ivanito. Com a mudança da família para Feira de Santana ficou mais fácil a aquisição. Ivan Rocha estudou Engenharia, formou-se, teve sua empresa, mas nunca deixou a leitura de publicações referentes ao esporte, tanto que recentemente para desafogar um deposito Ivanito foi obrigado a vender cerca de 700 quilos de jornal, só a pagina de esportes, por um valor insignificante.
‘Fiquei triste, mas não tinha outra saída, a não ser jogar no lixo, o que não seria correto’ diz Ivanito lembrando que seu irmão também foi diretor do Bahia de Feira, logo no inicio da era profissional e muito o ajudou. Como a família do engenheiro não tem o menor interesse e ele teme que as revistas, embora selecionadas e embaladas, sofram a natural ação do tempo, resta a expectativa de que algum colecionador ou entidade, demonstre atenção pelo valioso material. Proprietário de vários imóveis em Feira de Santana, Ivanito pretende adaptar um deles para melhor organizar e garantir a preservação das coleções deixadas pelo saudoso irmão.
Zadir Marques Porto é jornalista e radialista.