Coluna Zadir Marques Porto
O futebol - esporte mais popular do Planeta -, pela sua extraordinária capacidade de atrair público está sempre presente nas páginas de jornais, horários de rádio e televisão e, em outras mídias, com sucesso garantido. Em Feira de Santana, o futebol amador desde a década de 1940 com o surgimento do Fluminense em 1941, para contrabalancear a força do Bahia de Feira, fundado em 1937, apresentou um crescimento compatível com o da cidade e as notícias deste esporte, como de outros, eram difundidas através dos serviços de alto-falantes instalados no centro da cidade.
Dudinha (Clarival Sousa) e seu irmão Miguelito (Miguel Sousa Filho), o Quarentinha, que começou jogando no Ypiranga local, foi profissionalizado pelo Fluminense de Feira, Campeão Carioca pelo América em 1960 e posteriormente contratado pelo Fluminense do Rio de Janeiro, bem como o radialista Joel Magno, teriam sido os precursores de informativos do esporte através de alto-falantes, na década de 1950. Todavia, no rádio o primeiro horário esportivo foi na Rádio Cultura, emissora instalada em portentosa sede própria, na Rua Geminiano Costa, centro da cidade, ao lado do extinto Feira Tênis Clube, hoje um moderno estabelecimento escolar do município.
Ivanito Rocha (Ivanito Raimundo de Lima Rocha) natural de Mairi, que era locutor e cantor da emissora, formou em 1956 o primeiro Departamento de Esportes do rádio local, também pioneiro em transmissões no antigo estádio Almachio Alves Boaventura, hoje Alberto Sampaio de Oliveira (Jóia da Princesa). Ivanito Rocha (narrador), Moacir Cerqueira (comentarista) e Raimundo Almeida - ‘Dinho’ (repórter) foi a inovadora equipe da extinta Rádio Cultura, que pertencia a um grupo de empresários/políticos tendo à frente Oscar Marques.
A Rádio Sociedade, fundada em 1948, dois anos mais velha que a Cultura, propôs a Ivanito a formação de uma Equipe de Esportes, o que ele aceitou com a condição ímpar de permanecer na Cultura e, apesar da contraproposta ser considerada absurda para a época, foi aceita. Assim, Ivanito Rocha comandava o esporte em duas emissoras tremendamente rivais. Graças a essa estratégia, ele revelou Edmundo de Carvalho Júnior- ‘Palito’ primeiro narrador da Sociedade, Marivaldo Bastos, Jair Cezarinho, Itajay Pedra Branca, Lúcio Bonfim e Ângelo Belmonte ‘Berô’.
Lembra Ivanito, hoje empresário com 89 anos de idade, ainda em plena atividade, que Edmundo de Carvalho nunca havia usado um microfone. ‘Donga Carvalho, seresteiro e treinador do Flamengo local, meu amigo, disse-me um dia que um sobrinho dele gostava de rádio, era Edmundo. Ainda muito jovem e sob a minha orientação, ele começou a narrar na Rádio Sociedade’. Depois, em função de suas múltiplas atividades, Ivanito Rocha deixou o rádio, pontuando sua passagem com uma significativa contribuição em especial na revelação de valores que vieram a se consagrar posteriormente.
Zadir Marques Porto é jornalista e radialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.Querendo volte sempre!