Coluna Zadir Marques Porto
O apaixonante futebol - o esporte das multidões - a cada dia é enriquecido com o surgimento de novos clubes, principalmente por conta do caráter empresarial dada a essa modalidade. Antes clubes surgiam como agremiações recreativas, hoje o objetivo é formar atletas e vendê-los para fazer dinheiro, como uma mercadoria. Mas, aqui o propósito não é discutir esse assunto e sim ilustrá-lo, lembrando a data de fundação de algumas das principais agremiações do ‘pebola’ brasileiro. Na Bahia o primeiro clube criado foi o Esporte Clube Vitória em 1901, na verdade precedido pelo Clube Criquete Vitória. Contando com a iniciativa de remadores do Itapagipe o Esporte Clube Bahia surgiu em 1931.
Em Pernambuco o Sport Clube do Recife foi fundado em 1905. No ano seguinte 1906, era fundado o Clube Náutico Capiberibe. O Santa Cruz Futebol Clube é de 1914. O Clube Atlético Mineiro é o mais antigo de Minas Gerais, fundado em 1908, o América Futebol Clube é de 1912 e o Cruzeiro Esporte Clube de 1921. No Rio Grande do Sul o Esporte Clube Rio Grande, pioneiro no Estado surgiu 1900. No Paraná em 1909 nascia o Curitibano Futebol Clube, atual Curitiba Futebol Clube.
Em São Paulo, com vários clubes importantes, o São Paulo Futebol Clube que tem o nome do Estado e da capital, foi fundado em 25 de janeiro de 1930. No Rio de Janeiro, considerado o principal centro do futebol brasileiro o Clube de Regatas do Flamengo é o mais antigo, fundado em 1895. Em 1898 nascia o Clube de Regatas Vasco da Gama. O Fluminense Futebol Clube em 1902, o Botafogo de Futebol e Regatas e o América Futebol Clube foram fundados em 1904.
Zadir Marques Porto é jornalista e radialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.Querendo volte sempre!