sexta-feira, 12 de abril de 2024

Exclusivo: Na vida tudo tem um dia e esse dia chegou

Coluna Zadir Marques Porto

Nos bons tempos do Fluminense de Feira, lá pelos anos de 1970/1980, o pai de santo ou babalorixá, como prefiram, Paulo Caveira, conseguiu não apenas se aproximar da diretoria do clube como a, praticamente, dela fazer parte. Orações, banhos, conversas e como o tricolor estava muito bem, ganhando sempre os jogos, muito lhe era atribuído.

Assim, com ares de dirigente, ele fazia parte da delegação tricolor em cada viagem do clube na maratona do campeonato estadual. O mais importante é que tinha lugar reservado no ônibus tricolor no espaço destinado aos diretores, portanto honroso e privilegiado. Mas na vida tudo tem um dia e esse dia chegou quando ele ingressou no veiculo e foi ocupar seu lugar para mais uma viagem.

Foi advertido pelo motorista que ele não poderia ficar ali, por ordem da diretoria. O babalorixá ainda teria tentado contrapor a decisão, o que de nada adiantou. Dias depois surgiu na imprensa a declaração do “desprestigiado” pai de santo. “Tem nada não, vocês vão ver o que é bom para a tosse. Enterrei uma caveira de boi rezada no Joia (estádio municipal) e nunca mais esse Touro será campeão!”.

Resultado é que depois disso o tricolor nunca mais viu um título, apesar de que em uma das reformas do gramado do Joia trabalhadores desenterraram algo semelhante a uma caveira de boi! Acreditem ou não é um fato real, mas não é único. Está no livro “O Eterno Futebol” do médico da Seleção Brasileira, Corínthians, Vasco, Bangu, e Fluminense  Mário Trigo, algo semelhante ocorrido no futebol carioca. 

Vasco e Andaraí disputavam o certame da Cidade Maravilhosa e em um jogo programado para ambos, por conta de um acidente, o Andaraí que só contava com sete jogadores, pediu o adiamento da partida. O Vasco não atendeu e goleou o adversário. Revoltado com o  fato Arubinha,  jogador do Andaraí enterrou um sapo em São Januário e garantiu “Isso o Vasco vai pagar, vai ficar sem ser campeão tantos anos” ( o mesmo número de gols sofrido no jogo). E essa profecia aconteceu. Está no livro  de Mário Trigo! 

Zadir Marques Porto é jornalista e radialista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.Querendo volte sempre!

Exclusivo: Olimpíadas de Paris 2024

Coluna Ronaldo Gomlevsky Neste Julho, terá início a mais importante competição esportiva do planeta que exibirá disputas entre atletas que s...