terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Editorial: Negro: Martírio diário!

Acontece todos os dias. Negro é tratado como lixo. Agredidos e mortos são martirizados! 

O Brasil tem culpa, sim, desta esdrúxula situação.

Até quando este crime vai persistir sem que a população reaja?

Ser negro neste país significa que a bala assassina tem alvo certo, indubitavelmente! Que tristeza. Que dor. Horror que persisti. Até quando?

O editor deste Blog Prosa Sobre Esporte é negro, com muito orgulho!

Você faz a diferença.

Pense nisto!



sábado, 22 de fevereiro de 2025

Extrema covardia de um árbitro!

Coluna Zadir Marques Porto

Duas vezes Campeão Baiano na década de 1960  (1963/1969), várias vezes Vice-Campeão, base da Seleção Baiana que vestiu a camisa amarela e representou o Brasil na Taça Bernardo O’Higgens, no Chile em 1962, além de tantas outras jornadas importantes e inesquecíveis para a sua grande torcida, o Fluminense de Feira Futebol Clube também teve seus momentos de dissabor e tristeza ao longo das quatro décadas de  existência.

Em 1990 foi mais uma triste jornada enfrentada pelo tricolor no estádio da Fonte  Nova. Decisão do certame  estadual contra o Vitória. O jogo foi encerrado pelo juiz paulista Edmundo Filho que disse enfaticamente às emissoras de rádio presentes “o jogo está encerrado” e se retirou do gramado o que também foi feito pelo Touro.

Quase uma hora depois, violentamente pressionado pelo dirigente do Vitória, Paulo Carneiro, que dentro do vestiário do árbitro ameaçou-o fisicamente, Edmundo Filho demonstrando extrema covardia determinou o reinício do jogo, o Flu já estava se preparando para retornar a Feira e o Vitoria foi o Campeão de 1990.

Zadir Marques Porto é jornalista e radialista. 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

O que cada time precisa fazer na última rodada do Campeonato Baiano?

Coluna Alê Alves

O Campeonato Baiano já tem três clubes com vagas garantidas nas semifinais (Vitória, Jacuipense e Bahia), mas não a ordem de classificação, importante para quem almeja decidir os jogos de mata-mata em casa. Além disso, Atlético de Alagoinhas e Juazeirense brigam pelo último lugar no G-4.

Na parte de baixo da classificação, Colo-Colo e Jacobina se enfrentariam, mas como já estão matematicamente rebaixados a FBF acatou um pedido dos clubes e cancelou a partida.

O único jogo da rodada sem impacto na classificação para as semifinais e rebaixamento é o confronto entre Porto e Barcelona de Ilhéus. Mesmo assim, as equipes brigam por vaga na Série D, assim como o Jequié.

Vitória:

Líder do Campeonato Baiano com 18 pontos, o Vitória garante o primeiro lugar em caso de triunfo sobre o Atlético de Alagoinhas. Se empatar a partida, o Leão torce para o Jacuipense não vencer e tirar diferença de quatro gols de saldo (13 x 9).

Se perder, o Rubro-Negro torce para o Jacuipense não vencer o seu jogo, assim como o Bahia, que precisaria também tirar uma diferença de três gols de saldo (13 x 10)

Jacuipense:

Segundo colocado com 16 pontos, o Jacuipense precisa vencer seu jogo e torcer por derrota do Vitória para assumir a liderança da competição. Se o Rubro-Negro empatar, o time de Riachão do Jacuípe tem de vencer e tirar uma vantagem de quatro gols de saldo

Bahia:

Na terceira posição com 15 pontos, o Bahia precisa vencer e torcer para o Vitória perder o seu jogo e que o Jacuipense no máximo empate diante do Jequié. Além disso, o Tricolor tem de tirar três gols de vantagem do Rubro-Negro.

Atlético de Alagoinhas:

Quarto colocado com 13 pontos, o Atlético de Alagoinhas só precisa empatar com o Vitória para se garantir na semifinal. Em caso de derrota, o Carcará torce para o Juazeirense não vencer o Bahia, uma vez que o Cancão de Fogo chegaria a 13 pontos e superaria o time de Alagoinhas no número de vitórias (4 x 3).

Juazeirense: 

Quinto colocado com 10 pontos, o Juazeirense precisa fazer a sua parte. Além de vencer o Tricolor, o Cancão de Fogo conta com uma derrota do Atlético de Alagoinhas para avançar de fase.

Os demais:

Sem chances de classificação, três equipes brigam para alcançar o quinto lugar e garantir vaga na Série D, uma vez que os três melhores colocados do Campeonato Baiano, à exceção de Vitória e Bahia, que estão na Série A, terão vaga assegurada na quarta divisão.

Neste caso, Jequié, Barcelona de Ilhéus e Porto olham para o Juazeirense, quinto colocado com dez pontos. Ao Jequié, sexto colocado com nove pontos, será preciso vencer o Jacuipense e torcer por tropeço do Cancão de Fogo.


Alê Alves, 25 anos, baiano da roça e estudante de jornalismo, repórter de campo da  Rádio Sociedade News FM, reforçando a equipe "Os Diplomatas do Rádio". Redator do site Diplomatas News, apresentador do programa de pré-jogo aos domingos "Esperando a Bola na Rede". Estudioso da bola, aficionado por futebol americano, Fórmula 1, basquete e outros mais. Amante do futebol alternativo,  e de rock, cinema e música pré anos 90.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Editorial: Quando a ingratidão marca uma vida

Ingratidão. Apresentado oficialmente pelo Grêmio na terça-feira, o zagueiro Wagner Leonardo disse:"Retornar a um grande clube".

Há pouco, quando defendia o E.C. Vitória, este mesmo atleta era o queridinho da torcida e demais rubro-negros.

Parece que se esquecera da forma gentil e fraterna de como fora tratado.

Ídolo da torcida, deixa, sem sombra de dúvidas, uma nódoa em seu histórico no Rubro-Negro, com as palavras infelizes.

O E.C Vitória, senhor Wagner Leonardo, é uma grande Instituição. Está na história.

Que o senhor seja bem-sucedido no seu novo clube!

Quando a ingratidão marca uma vida.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

O magistral Didi!

Coluna Zadir Marques Porto

Campeão do Mundo e depois de disputar o Campeonato Carioca de 1958 pelo Botafogo,  o magistral Didi, assinou contrato milionário com o Real Madrid que formou o “melhor ataque do mundo’”: Raymond Kopa (francês), Didi (brasileiro), Di Stefano (argentino), Puskas (húngaro) e Gento (espanhol).  Além da diversidade de idiomas que atrapalhava um perfeito entendimento entre o quinteto, havia o ciúme, principalmente entre Didi e o argentino Alfredo Di Stefano. O desacordo saia dos limites do gramado e a imprensa esportiva espanhola tirava proveito disso. Guiomar, mulher de Didi, acusava  Di Stefano de tentar prejudicar seu marido e  Di Stefano dizia que tudo era  invenção de  Guiomar. A situação se agravou e terminou provocando a volta de Didi para o Brasil, com a sua amada.

Zadir Marques Porto é jornalista e radialista. 

sábado, 1 de fevereiro de 2025

Ba-Vi 500: Festa na Arena Fonte Nova!

Coluna Alê Alves

O Ba-Vi  de número 500, que será disputado neste sábado (1), às 16h na Arena Fonte Nova, já é recheado de expectativas por todo simbolismo e história que carrega, mas dentro de campo também vale muito. Rogério Ceni, do Bahia, e Thiago Carpini, do Vitória, estão invictos em 2025 e terão pela frente o primeiro teste de fogo da temporada. De quebra, a partida vale a liderança do Campeonato Baiano.

O Bahia até foi derrotado em um dos três jogos inicias do Campeonato Baiano, mas foi representado por um time sub-20 mesclado com peças pontuais da equipe profissional e comandado por Leonardo Galbes. Com Rogério Ceni, o elenco principal do Tricolor tem três jogos, com três vitórias e 100% de aproveitamento.

Bahia 4 x 0 Sampaio Corrêa | 23 de janeiro | 1ª rodada da Copa do Nordeste

Bahia 2 x 0 Porto | 26 de janeiro | 4ª rodada do Campeonato Baiano

Jequié 1 x 3 Bahia | 29 de janeiro | 5ª rodada do Campeonato Baiano

Já Thiago Carpini, embora não tenha contado com seu elenco principal nos primeiros jogos do ano, comandou o Vitória em mais compromissos. O Rubro-Negro está invícto com um retrospecto de três vitórias e três empates, o que significa desempenho de 67%.

Vitória 0 x 0 Barcelona de Ilhéus | 11 de janeiro | 1ª rodada do Campeonato Baiano

Vitória 4 x 1 Juazeirense | 15 de janeiro | 2ª rodada do Campeonato Baiano

Vitória 1 x 1 Jacuipense | 19 de janeiro | 3ª rodada do Campeonato Baiano

CRB 2 x 2 Vitória | 22 de janeiro | 1ª rodada da Copa do Nordeste

Colo-Colo 1 x 4 Vitória | 25 de janeiro | 4ª rodada do Campeonato Baiano

Vitória 4 x 0 Jacobina | 29 de janeiro | 5ª rodada do Campeonato Baiano

Rogério Ceni e Thiago Carpini vão se enfrentar pela quarta vez. Eles foram adversários duas vezes em diferentes edições do Campeonato Paulista, com Ceni no comando do São Paulo e Carpini à frente de equipes do interior. Também se encontraram no último Ba-Vi da temporada passada.

Ceni está invícto contra Carpini, mas foi eliminado pelo agora treinador do Vitória após um empate sem gols nas quartas de final do Paulistão de 2023.

Rogério Ceni x Thiago Carpini:

São Paulo 0 (5) x (6) 0 Água Santa – quartas de final do Paulistão 2023

São Paulo 1 x 0 Santo André – fase de grupos do Paulistão 2022

Bahia 2 x 0 Vitória – 22ª rodada do Brasileirão 2024

O Ba-Vi 500 terá torcida única tricolor. Mais de 45 mil torcedores já estão garantidos na Arena neste sábado, e isso pode dar vantagem a Rogério Ceni. Mas na prática, só saberemos quando a bola rolar.


Alê Alves, 25 anos, baiano da roça e estudante de jornalismo, repórter de campo da  Rádio Sociedade News FM, reforçando a equipe "Os Diplomatas do Rádio". Redator do site Diplomatas News, apresentador do programa de pré-jogo aos domingos "Esperando a Bola na Rede". Estudioso da bola, aficionado por futebol americano, Fórmula 1, basquete e outros mais. Amante do futebol alternativo,  e de rock, cinema e música pré anos 90.

Editorial: A torcida brasileira exige ser respeitada, senhor presidente Ednaldo Rodrigues!

Na condição de torcedor da Seleção Brasileira, sinto-me, infelizmente, em extrema tristeza. O vexame é estridente. Este é o momento. Com a a...