sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

O que cada time precisa fazer na última rodada do Campeonato Baiano?

Coluna Alê Alves

O Campeonato Baiano já tem três clubes com vagas garantidas nas semifinais (Vitória, Jacuipense e Bahia), mas não a ordem de classificação, importante para quem almeja decidir os jogos de mata-mata em casa. Além disso, Atlético de Alagoinhas e Juazeirense brigam pelo último lugar no G-4.

Na parte de baixo da classificação, Colo-Colo e Jacobina se enfrentariam, mas como já estão matematicamente rebaixados a FBF acatou um pedido dos clubes e cancelou a partida.

O único jogo da rodada sem impacto na classificação para as semifinais e rebaixamento é o confronto entre Porto e Barcelona de Ilhéus. Mesmo assim, as equipes brigam por vaga na Série D, assim como o Jequié.

Vitória:

Líder do Campeonato Baiano com 18 pontos, o Vitória garante o primeiro lugar em caso de triunfo sobre o Atlético de Alagoinhas. Se empatar a partida, o Leão torce para o Jacuipense não vencer e tirar diferença de quatro gols de saldo (13 x 9).

Se perder, o Rubro-Negro torce para o Jacuipense não vencer o seu jogo, assim como o Bahia, que precisaria também tirar uma diferença de três gols de saldo (13 x 10)

Jacuipense:

Segundo colocado com 16 pontos, o Jacuipense precisa vencer seu jogo e torcer por derrota do Vitória para assumir a liderança da competição. Se o Rubro-Negro empatar, o time de Riachão do Jacuípe tem de vencer e tirar uma vantagem de quatro gols de saldo

Bahia:

Na terceira posição com 15 pontos, o Bahia precisa vencer e torcer para o Vitória perder o seu jogo e que o Jacuipense no máximo empate diante do Jequié. Além disso, o Tricolor tem de tirar três gols de vantagem do Rubro-Negro.

Atlético de Alagoinhas:

Quarto colocado com 13 pontos, o Atlético de Alagoinhas só precisa empatar com o Vitória para se garantir na semifinal. Em caso de derrota, o Carcará torce para o Juazeirense não vencer o Bahia, uma vez que o Cancão de Fogo chegaria a 13 pontos e superaria o time de Alagoinhas no número de vitórias (4 x 3).

Juazeirense: 

Quinto colocado com 10 pontos, o Juazeirense precisa fazer a sua parte. Além de vencer o Tricolor, o Cancão de Fogo conta com uma derrota do Atlético de Alagoinhas para avançar de fase.

Os demais:

Sem chances de classificação, três equipes brigam para alcançar o quinto lugar e garantir vaga na Série D, uma vez que os três melhores colocados do Campeonato Baiano, à exceção de Vitória e Bahia, que estão na Série A, terão vaga assegurada na quarta divisão.

Neste caso, Jequié, Barcelona de Ilhéus e Porto olham para o Juazeirense, quinto colocado com dez pontos. Ao Jequié, sexto colocado com nove pontos, será preciso vencer o Jacuipense e torcer por tropeço do Cancão de Fogo.


Alê Alves, 25 anos, baiano da roça e estudante de jornalismo, repórter de campo da  Rádio Sociedade News FM, reforçando a equipe "Os Diplomatas do Rádio". Redator do site Diplomatas News, apresentador do programa de pré-jogo aos domingos "Esperando a Bola na Rede". Estudioso da bola, aficionado por futebol americano, Fórmula 1, basquete e outros mais. Amante do futebol alternativo,  e de rock, cinema e música pré anos 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.Querendo volte sempre!

Editorial: A torcida brasileira exige ser respeitada, senhor presidente Ednaldo Rodrigues!

Na condição de torcedor da Seleção Brasileira, sinto-me, infelizmente, em extrema tristeza. O vexame é estridente. Este é o momento. Com a a...