sábado, 30 de março de 2024

Exclusivo: Flamengo, Campeão Carioca de 2024!

Coluna Ronaldo Gomlevsky

Ouso declarar que, hoje, após a vitória de três a zero contra o  Nova Iguaçu, jogando como gente grande, com foco e responsabilidade, no primeiro dos dois jogos que vão consagrar o Campeão Carioca desta temporada que, não há como o clube da Baixada reverter este resultado.

Pedro, mais uma vez brilhou marcando dois gols e participando, com um lençol, do terceiro gol desta vitória rubro-negra. 

O que impressiona e praticamente tira a possibilidade do Nova Iguaçu, é a categoria da defesa do Flamengo que apenas sofreu um gol em todo este campeonato, fato que podemos atribuir à organização do técnico Tite que resolveu os buracos que havia entre os beques do Clube da Gávea, e, assim, Rossi, Fabrício Bruno e Léo Pereira, ladeados por Varela e Ayrton Lucas ficaram invíctos sem levar gol em toda a disputa. O único gol registrado nesta disputa, contra o Flamengo, foi o time sub 20 quem levou.

Sabemos que futebol se resolve no campo, ainda assim, depois do elástico placar de hoje, posso afirmar que Inês é morta!

Um time que conta com Arrascaeta, De lá Cruz, Pulgar, Cebolinha, Pedro, Bruno Henrique, Luiz Araújo, a defesa já citada e tantos craques, certamente não vai entregar este título ao adversário da próxima semana que vai precisar marcar 4 gols sem levar nenhum, para tirar este título do Urubu e levar para casa.

Enfim, mais uma semaninha e a maior torcida do mundo, vai poder comemorar mais um Título de Campeão do Campeonato mais charmoso do Brasil!

Vai, Flamengo!!! 

Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer!!!

MENGOOO CAMPEÃO DE 2024!!!

Ronaldo Gomlevsky é jornalista, advogado e empresário.

quarta-feira, 27 de março de 2024

Exclusivo: Grande expectativa!

 Coluna Zadir Marques Porto


               Avizinha-se a disputa do Campeonato Baiano da Segunda Divisão de profissionais gerando uma expectativa incomum entre os desportistas, em particular, os de Feira de Santana. Um momento angustiante para uma cidade com cerca de 700 mil habitantes, embora o Censo do IBGE insista em um menor quantitativo populacional, contestado pelos que residem na Princesa. E aí não estamos falando da região metropolitana que deve ultrapassar um milhão de habitantes. 

      No momento há um vazio enorme e inconcebível quando se trata do futebol profissional. A Associação Desportiva Bahia de Feira – o Tremendão, representante da cidade há mais de uma década com absoluto sucesso, incluindo um titulo estadual e dois vices, foi recentemente rebaixada e não nos cabe aqui arguir motivos, tão somente lamentar o  acontecido. 

        Sem a ADBF os olhos do torcedor, independente de paixão por cor de camisa, voltam-se para o Fluminense, que desde 1954 integra o futebol profissional da Bahia, com o indiscutível mérito de ter sido o primeiro do interior a fazê-lo, do mesmo modo que o primeiro interiorano a usar a Faixa de Campeão Baiano em duas oportunidades e numa mesma década: 1963/1969.

           Hoje o futebol profissional de Feira, que vale  lembrar, já contou com as equipes do Vasco, São Paulo, Astro, Palmeiras Nordeste e Feirense – além de naturalmente, Fluminense e Bahia – está desprovido de um lídimo  representante e desse modo, deve vestir, quando nada simbolicamente, a camisa do Touro. Evidente que, por conta de rivalidades, muitos não aceitam a ideia, mas está depositada no Fluminense a esperança de  ver a antiga “terra das boiadas”, voltando ao Joia da Princesa. Já pensaram em 2025 com o melhor estádio do interior da Bahia mais uma vez fechado, silencioso?


Zadir Marques Porto é jornalista e radialista.

segunda-feira, 25 de março de 2024

EXCLUSIVO: A ESPANHA CONTRA OS PRETOS!

Coluna Ronaldo Gomlevsky

Real Madrid, Barcelona, Atléticos de Madrid e de Bilbao, Valladollid e muitos outros, sempre vieram ao Brasil, adquirir nossos grandes craques de futebol.

A esmagadora maioria de nossos atletas que, bem cedo em idade, viaja para mostrar a arte futebolística que possuem é de jogadores pretos.

A grande questão é que, quando atuam e se destacam, sempre, a torcida adversária encontra xingamentos preconceituosos, atos obscenos, lançamentos de bananas ao campo e gritos de macaco, para brindá-los com todo o ódio cujos torcedores aprenderam em casa, com papai e mamãe e transmitem sempre, independente de serem jovens, já adultos ou velhos.

Os espanhóis e portugueses, com os navios negreiros que singravam os mares para buscar carne negra escravizada na África e despejá-la pelas Américas e também pela Europa, através de lucros financeiros espetaculares, rebaixavam os seres humanos que lhes serviam de instrumento e objeto de compra, venda e lucro para lhes enriquecer, como se o fato de ser preto tirasse do homem, a condição de gente.

Não faz muito, Dani Alves pegou da grama do campo de jogo, uma banana que lhe havia sido atirada, junto com a pecha de macaco que algum branco idiota lhe cuspira, descascou a fruta e a degustou, num dos gestos mais inteligentes que se pode observar e que ilustra bem a matéria.

A total responsabilidade por atitudes racistas de torcedores espanhóis, em campos de jogo, usando uniforme das agremiações por quem torcem, é a Fifa, coadjuvada pelas federações locais.

Este crime só tem uma forma de ser erradicado: PUNIÇÃO! PERDA DE PONTOS! O CLUBE CUJO TORCEDOR AGRIDE DE FORMA RACISTA, COM PALAVRAS OU GESTOS, UM ATLETA DO CLUBE ADVERSÁRIO, DEVE SER ELIMINADO DAQUELA COMPETIÇÃO. A REINCIDÊNCIA DEVE CUSTAR AO CLUBE, UM ANO SEM DISPUTAR CAMPEONATOS. E SE, CONTINUAR ACONTECENDO, SUSPENÇÕES DE ATÉ 5 ANOS, CHEGANDO ATÉ À EXPULSÃO DO CLUBE, DA LIGA DA QUAL PARTICIPA E O BANIMENTO TOTAL DO FUTEBOL, SE ASSIM SE FIZER NECESSÁRIO.

A Fifa e as federações que cerram os olhos para não verem, sabem muito bem da gravidade da coisa.
Como protesto contra os racistas do futebol espanhol e como solidariedade ao nosso VINI JÚNIOR, não vou escrever sobre Espanha X Brasil que será disputado amanhã, terça-feira.

Este é o texto que substitui os meus comentários, de total apoio aos atletas de todos os países, vítimas de preconceito e discriminação em campos de futebol na Espanha!

Meu total apoio a todos os pretos que há 75 anos, de forma mágica e magistral vêm fazendo minha felicidade, envergando as camisas do Flamengo e da Seleção Brasileira!

Obrigado, Pelé, Romário, Didi, Moacir, Jairzinho, Ronaldinho Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Zózimo, Marco Antônio, Edu, Dr. Rúbens, Jair da Rosa Pinto, Silva Batuta, Dida, muitos milhares de outros e Garrincha, por terem colorido minha infância, minha adolescência e minha maturidade, com a cor do negro brasileiro, craque de futebol!

Muito Obrigado!

Racismo, nunca mais!

Ronaldo Gomlevsky é jornalista, advogado e empresário.

domingo, 24 de março de 2024

Exclusivo: Inglaterra x Brasil

Coluna Ronaldo Gomlevsky

A estreia de Dorival Júnior no comando da Seleção Brasileira não poderia ter sido melhor.

O Brasil sob o comando deste novo treinador, sapecou um a zero no time do rei Charles III.

Um jogo que começou com o time brasileiro sendo marcado com pressão fortíssima inglesa, sem conseguir passar do próprio meio campo, evoluiu para um equilíbrio, lá pelos 30 minutos do primeiro tempo.

O ataque brasileiro, muito bem servido pelo meio de campo, começou a se desenvolver e a jogar com rapidez, chegando até com certa facilidade ao gol inglês.

Faltando pontaria, com um certo desequilíbrio e alguma falta de sorte,  a Seleção Brasileira encerrou o primeiro tempo, perdendo gols fáceis e sem abrir o placar.

As equipes voltaram para o segundo tempo cometendo muitas faltas.

Dorival Júnior mexeu no time, deu mais mobilidade ao ataque e o Brasil conseguiu o seu gol numa espetacular jogada concatenada entre o meio de campo e o ataque, numa bola que sobrou limpa para o menino de 17 anos, Endrick, atacante do Palmeiras que não teve grande trabalho para empurrá-la para o fundo da rede inglesa.

Em seguida, o próprio Endrick perdeu, por falta de calma no momento do chute, um segundo gol, fácil de marcar.

Desde 1995, o Brasil não vencia a Inglaterra em Wembley. Foram 29 anos perdendo e empatando, nas terras do rei Arthur.

Ontem viramos o jogo!

Os melhores do Brasil, ontem: Fabricio Bruno, Paquetá e Endrick.

O pior: Vini Jr.

Vamos torcer para que Dorival Jr, conserte de verdade o monte de erros de Fernando Diniz.

Que venha a Espanha!

Ronaldo Gomlevsky é jornalista, advogado e empresário.

quinta-feira, 21 de março de 2024

Dorival Júnior, o Brasil espera uma Seleção vitoriosa!

 A expectativa é grande!

O futebol da Seleção Brasileira precisa, o quanto antes, voltar a ser vitorioso. O torcedor não aceita, mais, o papelão protagonizado até aqui.

Dorival Júnior, que o senhor possa conduzir a Canarinho por caminhos de explêndida vitória, o Brasil merece e exige.

No sábado, começa a trajetória buscando atingir uma realidade que possa ser comparada com a História vencedora da Seleção Brasileira.

Amistosos, é bem verdade, todavia, Inglaterra e Espanha são uma boa prova!

O jogo vai começar.

Boa sorte, Dorival Júnior!

Marcelo Fonseca

Editor

Notícia triste: Morre o pequeno Davi!

Morreu hoje o pequeno Davi Bernardo de Jesus Lima, 11 anos.

O blog fez uma Campanha de Doação de Sangue em prol do mesmo. Aqui 

Agradecimento a todos que atenderam ao chamamento para Doação de Sangue.

O sepultamento está marcado para amanhã, 22/03, às 10h, no Cemitério Campo Santo, aqui em Salvador-BA.

terça-feira, 19 de março de 2024

Exclusivo: Seleção Brasileira volta a campo

Coluna Ronaldo Gomlevsky

O final do mês de março traz para os torcedores brasileiros, dois amistosos que de fato vão provar se o treinador Dorival Júnior está no caminho certo.

Não serão jogos comuns.

Inglaterra, o único time que não vencemos quando conquistamos a Copa de 58.

Espanha que, em 62, quase nos vence. 

Os atletas brasileiros não vão ter vida fácil. 

Não bastará vestir a camiseta amarelinha, cinco vezes Campeã do Mundo. Vão ter que correr muito, atuar com grande qualidade e ainda, jogar melhor que os dois fortes adversários, se não quiserem passar vergonha.

As duas seleções adversárias nessas próximas datas FIFA serão como carne de pescoço para que as vençamos. 

Foco, qualidade e gols serão necessários.

Agora é confiar nas equipes de preparadores técnicos, físicos, nos atletas e, torcer para colocar nosso futebol de volta, na posição đe ponta deste esporte no mundo!

Vamos ficar de olho vivo e acompanhar o desempenho da Seleção Brasileira!

Enfim, a nós, torcedores, só nós resta, como sempre, torcer e comentar!

 Voltamos com o assunto no fim de cada uma dessas duas partidas!

Até lá!

Ronaldo Gomlevsky é jornalista, advogado e empresário.

segunda-feira, 18 de março de 2024

Exclusivo: Fla Sub-20 Campeão da Libertadores!

Coluna Ronaldo Gomlevsky

O último domingo foi uma data histórica para os meninos do ninho.

Jogando no campo do Boca Juniors, em Buenos Aires, Argentina, venceram a partida, de virada e trouxeram para o Brasil e para o Museu do Flamengo, não só um título inédito, o de Campeão das Américas, mas, mais do que isso, uma belíssima taça que estará exposta na Gávea, na sede do Mais Querido, para que todos os visitantes, que aos milhares, vindos de todo o Brasil, chegam ao clube, possam ver e se emocionar com esta conquista única.

A vitória da equipe sub-20 do Flamengo, nesta campanha difícil, por 2x 1, contra uma das mais competentes equipes das Américas é fruto de um trabalho sério, competente e vitorioso que está sendo realizado e que garante ao Flanengo e aos torcedores, a certeza de que o futuro tem dono e que o dono veste vermelho e preto e os adversários o chamam de URUBU!

A verdade é que após um ano trágico que foi 2023, as coisas parecem estar se acertando.

Em dez dias, teremos  o início dos jogos finais do Campeonato Carioca e, pela primeira vez, de forma inédita, a disputa será entre o Flamengo e o Nova Iguaçu.

Será uma final dividida em dois jogos.

Nós, os torcedores rubro-negros, queremos esse título e estamos observando que o time comandado por Tite, está muito bem preparado!

É hora de torcer, enfrentar o adversário e vencê-lo!

QUE DEUS NOS APOIE EM MAIS ESTE CONFRONTO E NOS PERMITA VENCER!

Quem viver, verá!

Ronaldo Gomlevsky é jornalista, advogado e empresário.

sexta-feira, 15 de março de 2024

Exclusivo: Que Premier League, que nada! O mais charmoso do Mundo é o Carioca!!!!

Coluna Ronaldo Gomlevsky

Flu X Fla, no último sábado e Vasco da Gama e Nova Iguaçu, no último domingo, deram início às finais do Campeonato Carioca, o mais amado, mais visto e mais charmoso dos campeonatos regionais.

O Flamengo com uma defesa sólida, um meio de campo criativo, jogando em linha reta e um ataque voraz, deu uma boa lambada no Fluminense que só vai à final se vencer o adversário, com três gols de diferença, o que dá ao Flamengo uma vantagem quase insuperável.

Pelo andar da carruagem, a final do Carioca em 2024, deve receber no Maracanã, o Flamengo.

Sobre o adversário do mais amado do Brasil, sabemos que dependerá de uma vitória por ao menos um a zero, tanto do Vasco da Gama, quanto do Nova Iguaçu que empataram em um gol, no primeiro jogo da semifinal.

Pela trajetória dos dois clubes acima, espera-se que o Vasco vença o confronto do próximo domingo e se credencie para enfrentar o vencedor do próximo Fla x Flu que vai ocorrer, amanhã, sábado.

Enfim: vamos esperar o resultado das semifinais do fim de semana e saberemos quem vai, de fato e de direito, disputar a final do Carioca.

Espero na final, Flamengo contra Vasco, com vitória expressiva do Mengão!

Isso é o meu desejo!

Vamos acompanhar!

MENGOOOOOO!

Ronaldo Gomlevsky é jornalista, advogado e empresário.

sexta-feira, 1 de março de 2024

Exclusivo: Mais uma!

Coluna Ronaldo Gomlevsky

Centenas de vezes foi convocada a seleção brasileira de futebol, entre os séculos XX e XXI. 5 títulos mundiais, um título Olímpico e centenas de títulos e taças conquistadas. Também fomos vice-campeões do mundo em 1950 e 1998.

Não importa quem seja o técnico, a Comissão Técnica, o preparador físico, o médico e também não  importa quem são os atletas convocados.

Enquanto continuarmos convocando jogadores que estão se apresentando em palcos dos mais diversos, em muitos e diferentes países, com hábitos distintos, alimentação local, preparação diferente, técnicas de treino e táticas absolutamente desiguais, convocando às vésperas das competições, não voltaremos a vencer titulos importantes, tais quais uma Copa do Mundo, que façam a diferença.

Minha receita:

1- Convocação somente de atletas que jogam no Brasil.

2- Três meses de preparo físico e treinos táticos, além de preparação de coletivos com bola.

3- CBF pagando salários e desonerando os clubes cedentes no tempo em que os atletas estiverem na seleção.

4- Preparação para vencer e  não só para entrar em campo.

Sem "estrangeiros", com tempo para treinar e garantia de continuidade do trabalho  o

Brasil , no futebol, voltará a ser campeão do mundo.

Ainda que nenhuma das minhas propostas vá ser acatada, continuo torcendo.

Apenas, temo que de nada adiantará, vez que com a estrutura atual, nada venceremos!

Que venham os novos convocados e queimem a minha língua!

É o que espero!


Ronaldo Gomlevsky é jornalista, advogado e empresário.

Exclusivo: Escolha difícil!

Coluna Zadir Marques Porto Até hoje a torcida do Fluminense de Feira diverge sobre aquele que teria sido o melhor técnico do tricolor ao lon...