segunda-feira, 25 de março de 2024

EXCLUSIVO: A ESPANHA CONTRA OS PRETOS!

Coluna Ronaldo Gomlevsky

Real Madrid, Barcelona, Atléticos de Madrid e de Bilbao, Valladollid e muitos outros, sempre vieram ao Brasil, adquirir nossos grandes craques de futebol.

A esmagadora maioria de nossos atletas que, bem cedo em idade, viaja para mostrar a arte futebolística que possuem é de jogadores pretos.

A grande questão é que, quando atuam e se destacam, sempre, a torcida adversária encontra xingamentos preconceituosos, atos obscenos, lançamentos de bananas ao campo e gritos de macaco, para brindá-los com todo o ódio cujos torcedores aprenderam em casa, com papai e mamãe e transmitem sempre, independente de serem jovens, já adultos ou velhos.

Os espanhóis e portugueses, com os navios negreiros que singravam os mares para buscar carne negra escravizada na África e despejá-la pelas Américas e também pela Europa, através de lucros financeiros espetaculares, rebaixavam os seres humanos que lhes serviam de instrumento e objeto de compra, venda e lucro para lhes enriquecer, como se o fato de ser preto tirasse do homem, a condição de gente.

Não faz muito, Dani Alves pegou da grama do campo de jogo, uma banana que lhe havia sido atirada, junto com a pecha de macaco que algum branco idiota lhe cuspira, descascou a fruta e a degustou, num dos gestos mais inteligentes que se pode observar e que ilustra bem a matéria.

A total responsabilidade por atitudes racistas de torcedores espanhóis, em campos de jogo, usando uniforme das agremiações por quem torcem, é a Fifa, coadjuvada pelas federações locais.

Este crime só tem uma forma de ser erradicado: PUNIÇÃO! PERDA DE PONTOS! O CLUBE CUJO TORCEDOR AGRIDE DE FORMA RACISTA, COM PALAVRAS OU GESTOS, UM ATLETA DO CLUBE ADVERSÁRIO, DEVE SER ELIMINADO DAQUELA COMPETIÇÃO. A REINCIDÊNCIA DEVE CUSTAR AO CLUBE, UM ANO SEM DISPUTAR CAMPEONATOS. E SE, CONTINUAR ACONTECENDO, SUSPENÇÕES DE ATÉ 5 ANOS, CHEGANDO ATÉ À EXPULSÃO DO CLUBE, DA LIGA DA QUAL PARTICIPA E O BANIMENTO TOTAL DO FUTEBOL, SE ASSIM SE FIZER NECESSÁRIO.

A Fifa e as federações que cerram os olhos para não verem, sabem muito bem da gravidade da coisa.
Como protesto contra os racistas do futebol espanhol e como solidariedade ao nosso VINI JÚNIOR, não vou escrever sobre Espanha X Brasil que será disputado amanhã, terça-feira.

Este é o texto que substitui os meus comentários, de total apoio aos atletas de todos os países, vítimas de preconceito e discriminação em campos de futebol na Espanha!

Meu total apoio a todos os pretos que há 75 anos, de forma mágica e magistral vêm fazendo minha felicidade, envergando as camisas do Flamengo e da Seleção Brasileira!

Obrigado, Pelé, Romário, Didi, Moacir, Jairzinho, Ronaldinho Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Zózimo, Marco Antônio, Edu, Dr. Rúbens, Jair da Rosa Pinto, Silva Batuta, Dida, muitos milhares de outros e Garrincha, por terem colorido minha infância, minha adolescência e minha maturidade, com a cor do negro brasileiro, craque de futebol!

Muito Obrigado!

Racismo, nunca mais!

Ronaldo Gomlevsky é jornalista, advogado e empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.Querendo volte sempre!

Exclusivo: Olimpíadas de Paris 2024

Coluna Ronaldo Gomlevsky Neste Julho, terá início a mais importante competição esportiva do planeta que exibirá disputas entre atletas que s...