domingo, 30 de junho de 2024

Exclusivo: Olimpíadas de Paris 2024

Coluna Ronaldo Gomlevsky

Neste Julho, terá início a mais importante competição esportiva do planeta que exibirá disputas entre atletas que se digladiam por títulos em esportes terrestres e maritimos.

Os jogos olímpicos modernos foram criados pelo nobre  francês, Pierre de Fredy. Fredy era historiador e professor e, também, conhecido pelo título nobiliárquico que ostentava, pelo nome de Barão de Coubertin.

Os primeiros jogos olímpicos da era moderna, ocorreram em 1896, na Grécia, em Atenas, claramente, em homenagem aos atletas gregos da antiguidade que cultivavam as disputas esportivas e o cuidado com o físico corporal.

A última edição desta competição ocorreu em Londres em 2018 e este episódio atual, acontecerá na França, país de nascimento do criador da competição.

O mundo está diante de guerras no Leste Europeu, entre Rússia e Ucrânia e no Oriente Médio onde o clima a cada dia se torna mais pesado, entre o Irã que usa o Hamas e o Hezbollah, o primeiro, terrorista bestial partindo de Gaza e o segundo, com conotações políticas e militares, exercendo sua sanha, no Líbano, país completamente dominado, tudo isso, contra o Estado de Israel.

A pergunta que não quer calar e que tem uma resposta que ninguém garante e que vale um milhão de dólares, é: quem dará segurança aos atletas ucranianos e israelenses, numa Paris dominada por muçulmanos radicais que transformaram a capital cultural do mundo, numa lixeira humana na qual ninguém se sente seguro?

Bem, política à parte, teremos competições sensacionais em diversos esportes, notadamente, Basquete, Vôlei, Futebol, Remo, Canoagem, Atletismo variado, Boxe, Lutas em geral, Hipísmo, Natação e tantos outros.

O Brasil sempre se apresenta com equipes recheadas de atletas que permitem vibração aos torcedores nacionais, ainda que não tenha, até a presente data, conseguido se colocar, no quadro geral de vitórias e medalhas, entre os primeiros países vitoriosos.

Por outro lado, não podemos nos esquecer de atletas nacionais tais quais Adhemar Ferreira da Silva, Rodrigo Pessoa  entre outros dos esportes coletivos, que conseguiram demonstrar a qualidade do atleta brasileiro, alcançando medalhas de ouro e honrando o país nos campos, quadras, pistas, piscinas, rios e lagos.

Chegou a hora de torcer por vitórias e rezar pela saúde de nossos craques!

Avante, Brasil!

Vamos em direção aos pódios.

Boa sorte a todos. Atletas, dirigentes, técnicos e torcedores!

Que DEUS Proteja nossa delegação!

Ronaldo Gomlevsky é jornalista, advogado e empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.Querendo volte sempre!

Exclusivo: Parece que os dias de glória da Canarinho, voaram e não voltarão!

Coluna Ronaldo Gomlevsky Brasil 1 X 1 Colômbia A Seleção Brasileira se classifica em segundo lugar do grupo D, em Santa Clara (EUA) e a Colo...