quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Jornalista Adilson Simas recebe homenagem póstuma

Coluna Zadir Marques Porto

Com a rara capacidade de fazer amigos e preservá-los, o que talvez seja mais difícil nos concorridos e tumultuados dias atuais, o jornalista Adilson  Simas  escreveu sua história de vida nos meios de comunicação da Cidade Princesa, onde  atuou por um longo período através de diversos organismos, a partir do jornal  local Situação, primeiro passo para chegar à Sucursal do Diário de Noticias, na década  de 1970, à convite do jornalista Antônio José Larangeira.

Depois esteve em outros importantes veículos de comunicação como a Folha do Norte, Tribuna da Bahia, Feira Hoje, Tribuna Feirense e Folha do Estado, dedicando-se também à Politica na assessoria de comunicação do saudoso prefeito Colbert Martins  da Silva e da Câmara Municipal. Todavia, talvez o capítulo mais marcante da sua brilhante carreira, pontilhada de respeito e seriedade no ato de informar, tenha sido o dedicado ao Futebol.

Torcedor declarado do Fluminense, em 1971 ele lançou o livro A História do Fluminense de Feira Futebol Clube, com um apurado trabalho histórico contendo  todos os passos dados pelo clube  no profissionalismo, entre 1954 até 1969, o que inclui os dois Títulos Estaduais conquistados pelo  Touro em 1963 e 1969.

Todos os jogos oficiais e amistosos, as excursões, as campanhas de cada certame, escalações, os nomes dos atletas, diretorias, problemas vivenciados e, naturalmente, as alegrias das duas notáveis conquistas obtidas na década de 1960, até então absolutamente dominada pelos grandes clubes da capital. O livro fez grande sucesso entre os torcedores do tricolor e desportistas interessados na história do Futebol Baiano, tanto que em 2014 foi lançada a segunda edição.  

Adilson  Simas nasceu em 24 de agosto de 1947 em Itaberaba e  veio com a família para a Cidade Princesa ainda garoto, aqui radicando-se e vivendo como um feirense nato. Estava afastado das lides do jornalismo há algum tempo, até mesmo por questões de saúde, mas mantinha uma coluna informativa semanal em jornal local e o blogue PorSimas. Casado com a senhora Anita Simas e pai de Ana Paula, Andressa e Alexandre, Adilson faleceu aos 78 anos de idade, de insuficiência respiratória, dia 12 deste mês, no Hospital Mater Dei Emec, sendo sepultado no dia seguinte, nesta cidade.

Zadir Marques Porto é jornalista e radialista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.Querendo volte sempre!

Editorial: A torcida brasileira exige ser respeitada, senhor presidente Ednaldo Rodrigues!

Na condição de torcedor da Seleção Brasileira, sinto-me, infelizmente, em extrema tristeza. O vexame é estridente. Este é o momento. Com a a...