segunda-feira, 22 de julho de 2024

Exclusivo: Violento e irrecuperável golpe

Coluna Zadir Marques Porto

A notável expansão urbana de Feira de Santana, a partir dos anos  de 1950/60, resultou na extinção de dezenas e  dezenas de campos de futebol em áreas que foram rapidamente ocupadas por projetos imobiliários necessários para atender à demanda gerada pelo acelerado crescimento  demográfico da Princesa do Sertão, hoje uma metrópole. Com isso o futebol amador sofreu um violento e irrecuperável golpe.

Foram nesses campos, alguns de fama e até hoje lembrados, que surgiram grandes nomes do futebol local. Campo dos Casados (onde está a Rodoviária) Campo da Usina (eram dois na Usina de Algodão), Campo do Espinho, Campo do Carrapicho, Campo da Vitoria, Campo do S. Paulo,  Campo do Ferrovia, Campo da Palmeira, Campo do Palmeiras, Campo do IEGG (eram três),Campo do Salgueiro, Campo da Estação (eram três) Campo da Baraúna, Campo do Osso e tantos outros que seria impossível nominar  aqui.

Mas eram nesses incontáveis campos desprovidos de grama que a bola rolava todos os dias e surgiam valores de indiscutível qualidade técnica que iam atuar nas equipes do futebol amador, passo inicial para o profissionalismo, o      que nem sempre acontecia já que os salários não atraiam e muitas famílias proibiam que isso acontecesse. Existia na época a ideia de que “jogar bola e tocar violão é coisa de moleque”.

Mas, saudosista que sou, valho-me desse valioso espaço cedido pelo digno e respeitado blogueiro Marcelo Fonseca para rememorar o tradicional Campeonato Feirense de Amadores, do qual já nem se fala e sobre o qual ainda pretendo tratar, em outra oportunidade, em nome da saudade  de quem  dele já participou como atleta e jornalista. 

Zadir Marques Porto é jornalista e radialista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.Querendo volte sempre!

Com novo projeto, Bahia busca captar quase R$ 5 milhões para desenvolver divisões de base

Por Alê Alves Nesta quarta-feira (2) o Bahia obteve autorização para conseguir captar através da Lei de Incentivo ao Esporte, junto ao Gover...