terça-feira, 25 de março de 2025

Desportista de escol

Coluna Zadir Marques Porto

O conceituado médico Gastão Guimarães ( Gastão Clóves de Souza Guimarães), falecido em 1954 e que dá nome ao principal estabelecimento de segundo grau da rede estadual de ensino em Feira de Santana - Instituto de Educação Gastão  Guimarães (IEGG) -, foi um desportista de escol, vivendo com  intensidade o futebol amador da cidade princesa na década de 1920.

Além de uma atuação reconhecida e elogiada na medicina e na educação, como professor de Literatura e Língua Portuguesa, ele organizou e comandou a Seleção de Feira de Santana que venceu a Seleção de Ilhéus por 1 x 0 no jogo final conquistando o Título  do Campeonato Intermunicipal de Futebol de 1921. O doutor Gastão Guimarães, que era dirigente e treinador tinha a seguinte equipe: Artur, Arlindo e Luizinho, Sinhô, Zeca Martins, Dentista, Muriçoca e Jonga, Sessenta e Nove, Ramalho e Dudu.

Os jogos do Intermunicipal de 1921 foram realizados em Salvador, no Campo da Graça, há muito tempo desaparecido devido à rápida urbanização daquela área antes residencial e meio despovoada, hoje ocupada por prédios, estabelecimentos comerciais e da área da saúde. 

Zadir Marques Porto é jornalista e radialista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.Querendo volte sempre!

Editorial: A torcida brasileira exige ser respeitada, senhor presidente Ednaldo Rodrigues!

Na condição de torcedor da Seleção Brasileira, sinto-me, infelizmente, em extrema tristeza. O vexame é estridente. Este é o momento. Com a a...